VOCÊ ENCONTROU O QUE QUERIA? PESQUISE. Nas guias está a matéria que interessa a você.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.

TENTE OUTRA VEZ. É só digitar a palavra-chave.
GUIAS (OU ABAS): 'este blog', 'blogs interessantes', 'só direito', 'anotações', 'anotando e pesquisando', 'mais blogs'.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Prova de fogo: OAB-SP tem número recorde de bacharéis para exame de Ordem

A OAB paulista fará no próximo domingo (7/12) seu maior Exame de Ordem. Foram inscritos 29.734 bacharéis de Direito. Do total, 11.175 somente na cidade de São Paulo, onde os candidatos farão provas nas unidades de Vila Maria e Barra Funda da Uninove e na Faap.

O Exame também será aplicado em outras 27 cidades do Estado. Começa às 8 horas e tem duração de 4 horas, devendo os candidatos se apresentarem no local da prova com antecedência, munidos de documento oficial. O Exame é requisito obrigatório para obtenção da Carteira Profissional de Advogado, expedida pela OAB.

"O Exame de Ordem acontece em três edições durante o ano: em abril, agosto e dezembro, sendo este último mês o que reúne o maior número de inscritos, porque coincide com o encerramento do ano letivo", explica a advogada Sonia Correa da Silva de Almeida Prado, presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem. Em 2002, o número de inscritos em dezembro foi de 27.558, totalizando 54.774 de candidatos.



No ano passado, somente 10.552 foram aprovados, ou seja, 19,61% do total, o índice mais baixo da história do Exame de Ordem. Na avaliação de Sonia Correa da Silva de Almeida Prado, este índice de reprovação pode ser atribuído à mercantilização do ensino jurídico, que baixou a qualidade dos cursos, que deixaram de investir no corpo docente, em bibliotecas e em laboratórios forenses.

Nos últimos anos, o índice de aprovados ficou na faixa de 30%. Segundo o presidente da OAB-SP, Carlos Miguel Aidar, o Exame de Ordem busca aferir o conhecimento jurídico básico do formando. "O Exame de Ordem visa garantir que o advogado que irá atuar ao mercado de trabalho apresente formação que garanta um bom desempenho profissional, sendo capaz de redigir uma petição e fazer a defesa de seus clientes. Como entidade reguladora da Advocacia, a OAB SP é responsável pela qualidade da Justiça que a população terá acesso", diz Aidar. (OAB-SP)

Revista Consultor Jurídico, 5 de dezembro de 2003

Nenhum comentário:

ITANHAÉM, MEU PARAISO

ITANHAÉM, MEU PARAISO
Um lugar pra chamar de meu. Com o coração. Meu de minha alma; meu de adoção, de coração.

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

MARQUINHOS, NOSSAS ROSAS ESTÃO AQUI: FICARAM LINDAS!

Arquivo do blog